data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Alex Dutra Caceres (Prefeitura/Divulgação)
O Núcleo de Atendimento Pós-Covid-19 de Santa Maria vai iniciar os serviços na próxima segunda-feria. Serão atendidos pacientes que se recuperaram da Covid-19. O espaço será gerido pela Universidade Franciscana, em parceria com a prefeitura.
Idosos entre 70 e 74 anos são os que mais têm imunização completa contra Covid
O espaço fica junto à Policlínica do Rosário, na Rua Serafim Valandro. Os pacientes que utilizarão o serviço serão encaminhados via Sistema Único de Saúde (SUS) pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou Estratégias Saúde da Família (ESFs). Com agendamento prévio, o Núcleo vai atender de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia. A partir de setembro, a previsão é que o local atenda também durante duas tardes, entre 13h30min e 16h.
Santa Maria registra mais duas mortes por Covid-19 e chega a 813
O Núcleo de Atendimento Pós-Covid-19 conta com três salas de atendimento e uma sala de triagem. No momento inicial, os serviços - dedicados à reabilitação -, serão realizados por três professores e sete acadêmicos do 9º e do 10º semestres do curso de Fisioterapia da UFN, além de servidores do município que já trabalham na policlínica na recepção e no agendamento.
De acordo com a professora Lilian Oliveira de Oliveira, coordenadora do curso de Fisioterapia da UFN, entre as disfunções oriundas da infecção por Covid-19 que serão tratadas na Núcleo estão comprometimentos cardiorrespiratórios, musculoesqueléticos e neurofuncionais, entre outros que se enquadram em especialidades fisioterapêuticas.